Pessoas que ajudam as pessoas
Sobre nós
NOSSA HISTÓRIA
A fundadora Nazanin Bidabadi discursa na sessão de apresentação pública de "Tu és uma Joia".
Tu és uma Jóia é fundada na ideia de que todos são/somos preciosos e merecedores de cuidados. Utilizamos uma abordagem centrada na pessoa, acreditando que pequenas acções feitas em solidariedade e bondade têm um impacto positivo no bem estar dos outros, para além de nós próprios.
Tu és uma Jóia é uma organização de caridade registada, sem fins lucrativos, criada em 2019 no Porto, Portugal. A nossa fundadora Nazanin Bidabadi tem sido voluntária com grupos vulneráveis dentro da comunidade há mais de 10 anos, ajudando a fornecer-lhes apoio emocional e orientação. Ela fundou Tu és uma Jóia para expandir o acesso e serviços de apoio e presta cuidados a todos os adultos em idade activa no seu momento de crise.
Até à data, temos prestado apoio emocional e amizade a mais de 220 indivíduos, número que continua crescendo. Esperando expandir-se no futuro, criando um espaço físico seguro para a nossa comunidade, para melhor satisfazer as suas necessidades.
Os princípios do apoio emocional
OS NOSSOS VALORES
Compreendemos que enfrentar experiências negativas, pensamentos e emoções pode ser stressante e avassalador. A nossa voz interior pode transformar a nossa capacidade de introspecção numa maldição, levando-nos a desviar-nos, a espiralar e a minar todos os aspectos das nossas vidas.
Com apoio e cuidado emocional, há esperança.
De acordo com os especialistas, prestar apoio emocional é partilhar o seu cuidado e preocupação com os outros. Pode ajudar uma pessoa a lidar com as suas emoções e experiências e mostrar-lhe que não está sozinha. Além disso, a investigação tem demonstrado que receber apoio emocional pode fazer uma diferença substancial para a saúde e o bem-estar geral de uma pessoa.
Na Tu és uma Jóia, a forma como apoiamos e nos comportamos perante os necessitados é informada pelos nossos valores e pelas melhores práticas do sector. Estas baseiam-se nos princípios de apoio emocional eficaz, que garantimos defender para assegurar que tratamos os nossos beneficiários com o máximo respeito. Estes incluem:
- Ser respeitosos, tratar os indivíduos necessitados com dignidade e consideração
- Não julgar, o que significa que praticamos a escuta activa, e não julgamos os pensamentos, sentimentos ou perspectivas dos outros
- Ser compassivo, proporcionando empatia, tranquilidade e compreensão
- Sendo confidenciais, todas as nossas reuniões são privadas
- Estar centrados na pessoa, o que significa que nos concentramos nos desejos e necessidades da pessoa que procura apoio