Abertura da Associação
29-09-2019
Discurso proferido na abertura da Associação Tu és uma Jóia
Nas minhas relações com essas tantas pessoas - e depois delas com pessoas em crise - cheguei perto de definir a questão central do nosso tempo: "falta de empatia e compaixão, sentimento de desespero, solidão, etc".
"Audere Est Facere" de alguma forma foi a solução lentamente adaptada e implementada. Em latim, significa concretamente "Ousar é Fazer", ou acreditar no que se deseja alcançar e pôr essa crença e essa atitude em ação, sejam quais forem as contrariedades. Assim, "Tu és uma Jóia" nasceu da necessidade de responder a essa motivação e atitude.
O processo de cura ou de purga não é apenas lidar com médicos/enfermeiros/assistentes sociais etc, mas é sobretudo envolver-se em toda a jornada de sobrevivência.
Tocamos a vida das pessoas simplesmente existindo e interagindo com elas.
- Mas se escolhermos usar o 'nosso' estatuto e influência para elevar a nossa voz em nome dos sem voz;
- Se optarmos por nos identificarmos não apenas com os poderosos, mas também com os impotentes ou os anónimos;
- Se mantivermos a capacidade de nos imaginarmos na vida daqueles que não o fazem ou não a têm;
- Se mantivermos sob controlo a nossa vantagem (física ou emocional) para o serviço de um colectivo ideal;
- Então, praticamos o poder da empatia humana, levando à ação coletiva que salva e transforma as vidas humanas em crise de sobrevivência ou de resiliência.
- "Nós somos as nossas emoções". É a essência do nosso ser.
- Sustentamos ou suportamos lesões emocionais ainda mais frequentes do que as físicas, sobrevivemos a lesões como fracassos, rejeições, solidão, ou fragilidade na doença.
- Todas estas lesões podem piorar se ignoradas e, consequentemente, podem prejudicar nossas vidas de maneira dramática. Quando sentimos dor emocional, precisamos de nos tratar com a mesma compaixão que se esperaria de um Amigo realmente bom ou digno desse nome.
- "Tu és uma Jóia" representa esse Amigo no momento da crise ou da necessidade. Um amigo que pratica compaixão como norma e não como uma regra.
Espero que todos possamos experimentar felicidade, níveis de felicidade e não meros níveis de sobrevivência.
Por experiência pessoal nacional e internacional, cheguei a perceber quão grande é a vida, quão intensa, alegre, dolorosa, complicada e bonita a nossa vida pode ser. Não temos escolha senão abraçar tudo, com empenho, com esperança, e com resiliência, sempre em qualquer circunstância.
Seu Título
Este é o lugar onde o seu texto começa. Pode clicar aqui e começar a digitar. Dicta sunt explicabo nemo enim ipsam voluptatem quia voluptas sit aspernatur aut odit aut fugit sed quia consequuntur magni dolores eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est.
Eos qui ratione voluptatem sequi nesciunt neque porro quisquam est qui dolorem ipsum quia dolor sit amet consectetur adipisci velit sed quia non numquam eius modi tempora incidunt ut labore et dolore magnam aliquam quaerat voluptatem ut enim ad minima veniam.